Água marinha
- Acquamarine

- 18 de jan. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de jul. de 2024
(aquamarine)

O que é água-marinha?
O nome Aquamarine vem das palavras latinas “aqua marinus”, que significa “água do mar”. O nome se refere à cor dessa pedra, que possui uma tonalidade azul semelhante à água do mar e suas ondas.
A água-marinha na mente humana evoca a pureza da água límpida e, ao mesmo tempo, um estado de relaxamento profundo que traz o som das ondas do mar batendo na costa. É uma pedra preciosa purificadora e calmante que estimula a confiança e a verdade.
Na tradição antiga, a água-marinha era considerada lágrimas fossilizadas de sereias e era usada pelos marinheiros como um amuleto da sorte para reduzir o medo e aguçar a intuição e dar proteção.
A sua cor é muito usada na decoração e é considerada uma das pedras preciosas mais cobiçadas do mundo.
A família real britânica é fã da pedra preciosa.
Nos 50, o governo brasileiro presenteou a rainha Elizabeth II com uma sucessão de jóias, como colar, brincos, pulseira e broches feitos com o cristal.
Origem
E, assim como a esmeralda e o diamante, a pedra tem origem na consolidação do magma, devido à grande movimentação da lava no interior da Terra.
Pode ser encontrada em diversas partes do mundo, como Rússia, Índia, Itália, Estados Unidos e Madagascar, mas as maiores jazidas se encontram no Brasil, onde já se foi possível encontrar exemplares que chegaram a pesar mais de 100 kg.
Efeitos terapêuticos
É conhecida por ser um símbolo da felicidade, juventude, vitalidade e espiritualidade.
Acredita-se que este cristal tem efeito calmante, reduz o estresse e tranquiliza a mente,
Também acredita-se que este cristal purifica as energias ao nosso redor, combatendo as energias negativas de outras pessoas, além de favorecer a meditação.
Acalma as emoções
Cura traumas e medos antigos
Reduz os efeitos do estresse.
Melhora dos casos de depressão
Equilibra a tireóide
Aumenta a nossa energia.
Equilibra os hormónios
Melhora a visão
Fortalece o nosso sistema imunitário.

Características
A água-marinha é uma variedade do berilo, com uma composição química de silicato de alumínio e berílio.
Sua forma pura é incolor, mas devido às mesclas com outros elementos, sua cor acaba variando do verde-azul a azul-claro, totalizando cerca de 35 tonalidades que podem ser considerados Água marinha.
História da água-marinha
A gema da Água marinha data de mais ou menos 300 a.c., sendo o povo grego, os primeiros a utilizá-la, pois acreditavam que ela é capaz de trazer boa sorte no amor, principalmente para o casamento.
Foi muito usada também por antigos navegadores para protegê-los do naufrágio e afogamento. E, segundo a crença da época, quando carregava o cristal dentro da embarcação, ela era capaz de afastar seres mitológicos, como sereias e monstros, mas para também socorrê-los durante as tempestades.
Os antigos romanos acreditavam que óculos feitos com a pedra Água-marinha conseguia melhorar e até mesmo curar a visão.
Por isso, segundo a lenda, o imperador Nero sempre carregava consigo um par desses óculos milagroso.
O principal benefício do cristal é o tratamento de problemas do dia a dia. Combate o estresse e tranquiliza ambientes, devolvendo aquela serenidade e paz interior que faltava.
Auxilia principalmente no aumento de confiança, melhora a intuição, aumenta a criatividade, dissipa pensamentos negativos e promove a fluidez das emoções trazendo o balanço de nossos sentimentos.
É muito usada também como pedra da lealdade e do amor, por aumentar o amor verdadeiro e fiel de casais. Sem falar que ela é uma grande aliada em momentos de turbulência dentro de casamentos, fazendo com que a harmonia e paz seja restabelecida.
É a pedra dos signos de Aquário, Escorpião, Peixes, Libra e Touro, e trabalha especialmente em tornar as noites mais tranquilas se dispor a pedra embaixo do travesseiro.
Cuidados com a pedra
Como a maioria das pedras e cristais, a Água-marinha deve ser limpa em água corrente.
O excesso de iluminação solar faz com que sua cor se desgaste.





Comentários